é complexo?

O pensamento complexo apresenta uma variedade de características. Com frenquencia, as palavras usadas para classificar o pensamento complexo são, elas mesmas, desprovidas de um sentido mais amplo ou carregadas de um sentido mais restrito. Ou seja, temos a impressão que…

O que se quer dizer com a questão semântica é que, ao descrevermos o mundo, especialmente no sentido “científico” da ideia de descrição, esbarramos com o problema de sentido.

Tomemos a palavra complexo, centro de nossa atenção aqui.

Complexo traz a ideia de algo de difícil entendimento, onde por exemplo, relacionar causas e efeitos é uma tarefa que não pode ser executada em passos simples e diretos.

Morin afirma em vários de seus textos que complexo, cuja origem é o termo latino “complexus”, significa “o que é tecido junto”. Uma noção de elementos heterogêneos combinados. O resultado é uma nova entidade, que pode apresenta características diferentes daquelas apresentadas pelos materiais originais; nem melhores, nem piores, diferentes. “Emergentes”, ou seja, que surgem novas destas combinações….mas isso já é algo para os próximos textos.

One Reply on “é complexo?”

Comments are closed.